Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

PIBIC e BIC Jr.

IFSULDEMINAS divulga editais para os programas de Iniciação Científica PIBIC e BIC Jr. da FAPEMIG

- Edital 82/2017 (PIBIC)

- Edital 83/2017 (BIC Jr.)

- Anexos

A partir do dia 06 de novembro, os estudantes do IFSULDEMINAS poderão se inscrever para os Programas de Bolsas Institucionais de Iniciação Científica da FAPEMIG: PIBIC e BIC Jr. Os editais que regulamentam a seleção já estão disponíveis, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI).

Os Programas PIBIC e BIC Jr. têm como principal objetivo contribuir para a iniciação de estudantes em atividades de pesquisa, por meio da concessão de bolsas. Sendo que o PIBIC é destinado a estudantes do ensino superior (exceto cursos de complementação pedagógica) e o BIC Jr. a alunos do Ensino Profissional de nível médio. As bolsas são concedidas pela FAPEMIG com cotas anuais, com duração entre março de 2018 e fevereiro de 2019. O PIBIC conta com bolsas mensais no valor de R$ 400, já o BIC Jr. com bolsas no valor de R$ 150,00 mensais.

Proponentes/Orientadores

Os proponentes/orientadores devem ser servidores do IFSULDEMINAS, com titulação mínima de Mestre, possuir Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital, estar cadastrado no sistema Everest da FAPEMIG, dentre outros requisitos descritos nos editais.

Alunos/bolsistas

Podem participar dos programas: os alunos que estiverem regularmente matriculados no IFSULDEMINAS e não forem concluintes dos cursos ofertados pelo campus até a vigência da bolsa; que possuírem Currículo Lattes atualizado até a data de encerramento do edital; encontrarem-se cadastrados no sistema Everest da Fapemig; entre outros requisitos especificados nos editais.

Inscrições

As inscrições terão início no dia 06 de novembro, seguirão até o dia 17 de dezembro de 2017 e serão realizadas apenas via GPPEX, no endereço: http://gppex.ifsuldeminas.edu.br/index.php/login. Para efetivar a inscrição, é necessário cadastrar o projeto e submetê-lo a ao edital. O projeto deve apresentar a viabilidade técnica, conforme o anexo I do Edital. Deve ter no mínimo de cinco e no máximo 12 de páginas (incluído o plano de trabalho). (Confira os requisitos completos nos Editais).

Documentação

Os documentos deverão ser anexados ao GPPEX em uma pasta compactada (.zip ou .rar) nos formatos indicados abaixo:

-  Projeto com Plano de trabalho do(s) bolsista(s) (Anexo II) (.doc, .pdf ou .odt). Os projetos que não atenderem ao item 4.d serão automaticamente desclassificados

-  Termo de viabilidade técnica (Anexo I)

-  Cópia do histórico escolar do aluno emitido pelo IFSULDEMINAS com carimbo da secretaria (.pdf)

-  Cópia legível dos documentos do aluno (CPF e RG) em formato .pdf

-  Comprovante do cadastro no Sistema EVEREST do bolsista e do orientador (.pdf). 

- Em caso de renovação da bolsa e/ou projeto, apresentar o relatório final do ano anterior e justificativa de prorrogação do projeto (.doc, .pdf ou .odt). A renovação concorre em iguais condições com as novas solicitações.

Cronograma

Período de inscrição 06/11/2017 a 17/12/2017
Homologação das inscrições 10/01/2018
Resultado da seleção 06/02/2018
Pedidos de reconsideração 06/02/2018 a 07/02/2018,
somente por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Resultado de pedidos de reconsideração 08/02/2018
Entrega dos documentos Até o dia 26/02/2018, na
Pró-reitoria de de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI).
Vigência das bolsas março de 2018 a fevereiro de 2019


Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
30/10/2017

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página